Atendimento de seg. a sex.
08h às 12h e das 14h às 18h
Fone:
(42) 3229.0919
Clinica IVPG em Ponta Grossa

A diabetes e os olhos

O IVPG é sua escolha de confiança para cirurgias, exames e tratamentos oculares. Clique no botão do Whatsapp para mais informações.

Pode não parecer, mas pacientes diabéticos devem manter uma atenção redobrada nos cuidados com os olhos. Saiba, algumas das complicações que podem surgir a partir da doença.

            O número de brasileiros que sofrem com a diabetes chega a somar 16 milhões, segundo os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), consagrando ao Brasil a quarta colocação no ranking dos países com o maior número de casos. Tratando-se de uma doença crônica caracterizada pelos altos níveis de açúcar no sangue (glicose), pouca gente associa esta enfermidade a problemas oculares. No entanto, o mau gerenciamento das taxas glicêmicas prejudicam, e muito, a nossa visão, podendo até mesmo levar à cegueira. Dentre as complicações decorrentes da diabetes, podemos elencar três de maior gravidade: o glaucoma, a catarata e a retinopatia diabética.

            O glaucoma representa 40% de chance de desenvolver-se numa pessoa diabética, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, e, resumidamente pode ser definido como um grupo de doenças que danificam o nervo óptico, alterando-se a pressão dos olhos de maneira a elevá-la, o que pode levar, gradualmente, à perda da visão.

            Já a catarata, segundo a mesma Sociedade Brasileira de Diabetes, representa 60% a mais de chance de desenvolver-se naqueles que possuem a doença, e é caracterizada por uma opacidade da lente natural do olho, ou seja, o cristalino, que é a lente clara do olho, acaba por sofrer um embaçamento.

            Por fim, temos a retinopatia diabética que nada mais é do que um termo genérico o qual define todos os problemas que atingem os vasos sanguíneos no tecido da parte traseira do olho, a retina. Podem ser constatados dois tipos mais comuns de retinopatia: o não-proliferativo, que vem a ser a fase inicial, e o proliferativo, o mais sério dos dois. Essa complicação pode surgir mesmo sem o paciente notar qualquer diferença em sua visão, fazendo com que venha a procurar tratamento médico já em casos mais avançados de agravamento da doença. Nesse sentido, quanto mais cedo for descoberta, a probabilidade de sucesso no tratamento só aumenta.

            Em qualquer dos casos, para além de manter-se atento ao controle da glicose no sangue, é importante atentar-se também a alguns sintomas que podem aparecer em estágios mais avançados dos problemas oculares, tais como: visão embaçada, flashes de luz no campo de visão, perda repentina de visão e manchas na visão. Destacamos, ainda, a necessidade de se consultar um oftalmologista de sua confiança anualmente, sem esquecer, claro, de informar da sua condição de paciente diabético.

Design sem nome 36

A diabetes e os olhos

Conteúdo