Atendimento de seg. a sex.
08h às 12h e das 14h às 18h
Fone:
(42) 3229.0919
Clinica IVPG em Ponta Grossa

O que pode causar a hemorragia vítrea?

O IVPG é sua escolha de confiança para cirurgias, exames e tratamentos oculares. Clique no botão do Whatsapp para mais informações.

Hemorragia vítrea ou ‘hemovítreo’ são os termos utilizados para quando acontece um sangramento na parte interna do olho. Abaixo, alguns fatores que podem desencadeá-lo.

 

            A hemorragia vítrea, ou também chamada de “hemovítreo”, ocorre quando há um sangramento para dentro do humor vítreo, ou seja, para dentro da substância gelatinosa e transparente que preenche a parte interna do olho entre o cristalino e a retina. Constituído por 99% de água, o humor vítreo auxilia na manutenção do formato do olho.

            Vários são os fatores que se relacionam ao surgimento dessa hemorragia, os quais podem estar associados a algum tipo de traumatismo ocular ou a doenças hematológicas, como a anemia aplástica, a leucemia e a policitemia. Seu aparecimento também é possível quando há um deslocamento do vítreo e/ou da retina, uma rotura (rompimento), ou devido a doenças vasculares da retina que causam crescimento de vasos sanguíneos anormais (processo chamado de neovascularização) dentro do olho. No entanto, a causa mais comum para que o hemovítreo aconteça é a Retinopatia Diabética (já falamos sobre ela em outro texto aqui no blog). Isso porque quando o paciente se encontra numa fase mais avançada da doença, o diabetes lesa os vasos sanguíneos da retina, podendo ocasionar um crescimento atípico desses mesmos vasos seguido de uma irrupção para dentro do conteúdo gelatinoso do olho, o vítreo, e uma vez que esses vasos proliferativos frequentemente se rompem, são eles que acabam causando a hemorragia vítrea.

            O tratamento para essa condição vai depender muito do problema subjacente a ela, da gravidade e da duração do quadro clínico, além de outros fatores. Geralmente, a hemorragia vítrea por si só não causa perda de visão permanente já que o sangue pode ser absorvido pelo organismo dentro de algumas semanas ou meses e nesses casos só resta ao paciente esperar em constante observação. Contudo, se o olho não conseguir eliminar o sangue vítreo adequadamente e dentro de um espaço de tempo razoável, talvez seja o caso de realizar uma vitrectomia, a cirurgia específica, embora não tenhamos a intenção de nos aprofundarmos nesta questão agora.

            Por ora, o importante é destacar que o mapeamento da retina feito pelo seu oftalmologista de confiança é fundamental para localizar a hemorragia vítrea e a sua possível causa, para só então ser planejado o tratamento. O acompanhamento mensal com exames de ultrassom também se fazem essenciais para avaliar como o sangramento está evoluindo e assim melhor compreender o quadro clínico.

Capa blog

O que pode causar a hemorragia vítrea?

Conteúdo