Atendimento de seg. a sex.
08h às 12h e das 14h às 18h
Fone:
(42) 3229.0919
Clinica IVPG em Ponta Grossa

Cirurgia de Catarata em Ponta Grossa: O que é, como é realizado

O IVPG é sua escolha de confiança para cirurgias, exames e tratamentos oculares. Clique no botão do Whatsapp para mais informações.

A catarata é uma doença ocular conhecida e de alto perfil, mas sua correção cirúrgica permanece questionável. Pensando nisso, preparamos um guia rápido com as melhores respostas sobre a Cirurgia de Catarata em Ponta Grossa.

A catarata é a doença ocular que causa a maioria das cegueiras no mundo – cerca de 47% dos casos. A doença afeta o cristalino, a lente natural do olho, tornando-o opaco. Essa estrutura é responsável por formar a imagem, vejamos.

À medida que as lentes se tornam opacas, gradualmente perdemos nossa capacidade de ver o mundo. A catarata se desenvolve lenta e gradualmente até que a visão fique permanentemente prejudicada.

A catarata é causada pelo envelhecimento natural do corpo, diabetes, infecção, trauma e desnutrição vitamínica.

Muito é falado sobre a cirurgia de catarata, mas é necessário você conhecer estas informações:

Nem todo caso de catarata precisa de operação

A cirurgia só é necessária quando a visão é prejudicada, ou seja, quando a quantidade e a qualidade da visão são afetadas pela doença. No entanto, a decisão sobre o momento ideal para a cirurgia precisa ser feita pelo oftalmologista.

A cirurgia de catarata corrige a visão e devolve ao paciente a capacidade de enxergar

A intervenção cirúrgica é uma pequena incisão feita na córnea. As técnicas mais comuns utilizadas para tratar a doença são a fragmentação e a aspiração do tecido danificado. Pouco depois, a lente foi removida e substituída por uma lente intraocular.

A lente intraocular não oferece riscos aos olhos

As lentes mais utilizadas são de polimetilmetacrilato ou silicone, um material flexível que protege o olho. Além disso, eles não correm o risco de serem rejeitados pelo olho humano.

A cirurgia de catarata é rápida

A cirurgia é muito simples e ocorre em menos de 10 minutos. O paciente ficou internado por cerca de 3 horas, recebeu alta logo após a cirurgia e pôde ir para casa.

É recomendável operar um olho de cada vez

Apenas um oftalmologista pode avaliar se a cirurgia em ambos os olhos pode ser realizada ao mesmo tempo, mas geralmente há uma espera de 48 horas entre uma cirurgia e outra. É necessário avaliar a recuperação do olho operado e garantir o sucesso da intervenção. A partir daí, a cirurgia é realizada no outro globo ocular.

É preciso ter certos cuidados no pós-operatório

Apesar de ser um procedimento rápido, alguns cuidados são necessários após a cirurgia de catarata. O paciente precisa tomar cuidado para que ele precise descansar por alguns dias, não realizar esforços físicos extenuantes, além de evitar coçar e apertar os olhos por um período de tempo.

Para isso, é necessário seguir todas as orientações do oftalmologista, principalmente quanto ao uso de colírios.

A catarata não volta

Quando a lente é removida, a catarata não retorna ao olho afetado.

São dois tipos de cirurgia

Cirurgia manual: Esta é a técnica mais comum e tradicional. Algumas incisões são feitas no olho afetado, a lente é aspirada e uma lente intraocular é introduzida.

Cirurgia a Laser: Mais moderno, seguro e eficaz, esse tipo de tratamento reduz o risco de complicações, infecções e permite uma recuperação mais rápida.

Cirurgia de Catarata em Ponta Grossa

Para maiores informações, entre em contato com a IVPG, contamos com médicos especialistas em cirurgia de catarata em Ponta Grossa.

cirurgia de catarata em ponta grossa operacoes de cataratas no olho

Cirurgia de Catarata em Ponta Grossa: O que é, como é realizado

Conteúdo