Atendimento de seg. a sex.
08h às 12h e das 14h às 18h
Fone:
(42) 3229.0919
Clinica IVPG em Ponta Grossa

DEGENERAÇÃO MACULAR TRATAMENTO EM PONTA GROSSA

O IVPG é sua escolha de confiança para cirurgias, exames e tratamentos oculares. Clique no botão do Whatsapp para mais informações.

DEGENERAÇÃO MACULAR TRATAMENTO EM PONTA GROSSA

O QUE É A DEGENERAÇÃO MACULAR

A degeneração macular ocorre em pessoas maiores de 50 anos de idade é uma das principais causas de perda de visão em pessoas dessa faixa etária. A degeneração macular é causada por depósitos de restos celulares no fundo do olho, as quais formam drusas, espécies de cristais no fundo de olho. Essas drusas destroem os fotorreceptores da retina, os quais são os responsáveis de transmitir as imagens captadas em forma de luz, a falta dos receptores danifica a visão, podendo chegar até a cegueira.

O SURGIMENTO DE DRUSAS NO OLHO É CAUSAS

DR ALESSANDRO BOTH OFTALMOLOGISTA ESPECIALISTA EM PONTA GROSSA
DR ALESSANDRO BOTH OFTALMOLOGISTA ESPECIALISTA EM PONTA GROSSA

Segundo o Dr. Alessandro Both, existem dois tipos de degeneração macular:

 

  • Atrófica ou seca, se apresenta em 90% dos casos, se desenvolve lentamente e provoca perda da visão.
  • Exsudativa ou úmida, se apresenta no 10% dos casos com ação rápida provocando uma acelerada perda da visão.

 

CAUSAS DA DEGENERAÇÃO MACULAR E A IDADE (DMRI)

Uma das principais causas de a degeneração macular está relacionada com a idade, pois 20% a 30% dos pacientes tem idades acima dos 75 anos. A idade não é o fator causados da doença, porém tem influência grande no aparecimento.

Outros fatores que podem causar a doença são:

  • Predisposição genética.
  • Doenças circulatórias.
  • Exposição excessiva a luz solar.
  • Falta de vitaminas e minerais como parte da alimentação.

Para evitar o desenvolvimento dessa doença e outras, é preciso ter hábitos saudáveis como por exemplo, não fumar, evitar consumir bebidas alcoólicas em excesso, bons hábitos alimentares, etc.

SINTOMAS DA DEGENERAÇÃO MACULAR DMRI

No início a DMRI, o paciente não apresentará sintomas, por causa disso é fundamental visitar ao oftalmologista de confiança com frequência, pois um diagnóstico precoce é muito importante para um tratamento eficiente, com a realização do exame de fundo de olho, o especialista consegue detectar a presença das Drusas que indica a presença da DMRI. Quando a doença avança se apresentam sintomas como:

  • Área vazia no centro da visão.
  • Visão embaçada.
  • Diminui a sensibilidade a contraste.
  • Distorção de imagens e linhas retas.

PERDA DA NITIDEZ DA VISÃO

Quando a doença avança a nitidez visual é afetada e impossibilita fazer tarefas simples como a leitura, pode se apresentar também perda de campo visual ou a visão periférica, em alguns casos a perda da visão é central.

Os sintomas podem aparecer em fases diferentes dependendo ser for a DMRI seca ou DMRI úmida, no caso da primeira, a perda da visão é gradual e surgem ao longo da doença, no caso do DMRI úmida, a perda da visão é mais rápida e os sintomas aparecem mais rápida.

No caso de algum sintoma deve se procurar um especialista imediatamente, com a estrutura e conhecimento para oferecer um tratamento completo e eficiente.

 

DIAGNÓSTICO DA DEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONADA A IDADE (DMRI)

Um exame de olho mostrara que existem as drusas responsáveis pela presença da doença, para um diagnóstico mais especifico é necessário a realização de exames como o angiofluoresceinografia e a retinografia, ambos podem ser cobertos por meio de convênios, após os resultados, o paciente é encaminhado para o especialista junto com o diagnóstico correto.

TRATAMENTO DA DEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONADA A IDADE (DMRI)

Uns dos tratamentos mais eficientes e utilizados na atualidade é a aplicação de injeção intra vítrea de medicamentos, os quais também tem o nome de medicamentos ANTI-VEGF. A utilização de medicamentos como Avastin, Lucentis, Mucugen, são usadas para a degeneração macular e outras doenças oculares.

Oftalmologista em ponta grossa dr alessandro both
Oftalmologista em ponta grossa dr alessandro both

APLICAÇÃO DA INJEÇÃO INTRAVÍTREA

Os medicamentos são aplicados com anestesia local, o paciente não precisará de internação, sai no mesmo dia do procedimento. O medicamento aplicado bloqueia o VEGF-A o qual é responsável pelo crescimento do endotélio, as drusas se geram por causa de essa substancia, sendo bloqueado se evita o avanço da doença.

Os medicamentos usados são autorizados pela Anvisa e pela ANS (Agência Nacional de Saúde). Os resultados deste tratamento e eficiente, pois na maioria dos casos a doença é estabilizada sem apresentar mais avanços, um número avançado de pacientes consegue a melhora da visão.

Agende uma consulta com o Dr. Alessandro Both para ter maior esclarecimento e um tratamento adequado para sua saúde ocular.

 

 

 

IMG_6416

DEGENERAÇÃO MACULAR TRATAMENTO EM PONTA GROSSA

Conteúdo