Atendimento de seg. a sex.
08h às 12h e das 14h às 18h
Fone:
(42) 3229.0919
Clinica IVPG em Ponta Grossa

Quais são os tratamentos para catarata?

O IVPG é sua escolha de confiança para cirurgias, exames e tratamentos oculares. Clique no botão do Whatsapp para mais informações.

Nos dias de hoje, alguns procedimentos para o tratamento da catarata ficaram mais fáceis de serem conduzidos e, portanto, mais simples de serem decididos. Nas linhas abaixo, tratamos dos mais comuns e eficazes. 

            A catarata é uma doença ocular já velha conhecida nossa aqui no blog. Caracterizada por uma perda visual progressiva tanto para perto como para longe, além de, em alguns casos, também causar a perda do contraste das cores, esta é uma condição que acaba prejudicando consideravelmente a vida de quem a possui e que, portanto, exige tratamentos rápidos e eficazes.

            É bem verdade que o tratamento para a catarata com os óculos ou com as lentes de contato pode, sim, trazer alívio para os pacientes num primeiro momento. No entanto, é possível que esses mesmos recursos tenham que ser substituídos de maneira constante quase que invariavelmente sem que, de fato, haja uma melhora efetiva na qualidade de visão. Aí é o caso, então, de partir para um procedimento cirúrgico.

 

            Em um tempo passado não muito distante, quando as técnicas cirúrgicas eram ainda pouco desenvolvidas e os riscos de complicações eram altos demais para os médicos arcarem com eles, indicava-se a cirurgia para catarata como tratamento apenas depois de esperado algum tempo e tentado todas as outras opções. Hoje, felizmente os tempos são outros. Já não é mais preciso esperar a catarata chegar a estágios muitos avançados para que logo se considere operar. Com os primeiros sintomas e o diagnóstico precoce, o paciente é considerado apto a passar por um tal procedimento. Em linhas gerais, é possível dizer que se o paciente está se sentindo incomodado devido aos efeitos da doença que lhe acomete, este passa a ser um motivo suficiente para que a cirurgia seja marcada.

            Contudo, alguns pacientes se dão muito bem com a ajuda de óculos ou lentes de contato, o que significa dizer que cabe à avaliação do médico e do diálogo dele com o paciente para que possam entrar num comum acordo sobre o melhor tratamento ou a melhor hora de operar. Mas, ainda assim, é preciso dizer que a cirurgia, hoje, é o método mais eficaz para tratar a perda da visão causada pela catarata e, sem dúvidas, o melhor tratamento de correção definitiva.

 

Consulte com um especialista e saiba melhor sobre os tratamentos.

capa blog 5

Quais são os tratamentos para catarata?

Conteúdo