Atendimento de seg. a sex.
08h às 12h e das 14h às 18h
Fone:
(42) 3229.0919
Clinica IVPG em Ponta Grossa

Tratamento de Glaucoma e médico especialista em Ponta Grossa

O IVPG é sua escolha de confiança para cirurgias, exames e tratamentos oculares. Clique no botão do Whatsapp para mais informações.

O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo e o avanço da doença na maioria dos casos é silenciosa.

O que é glaucoma?

Glaucoma é uma doença grave que surge na sequência do aumento da pressão intraocular. A perda da visão é uma consequência da destruição das células do nervo óptico, estrutura que liga o olho ao cérebro, responsável pela condução das imagens da retina até o cérebro.

Fatores de risco para o glaucoma

Entre os fatores associados ao risco de se desenvolver glaucoma, os principais são:

  • Diabetes;
  • Pressão intraocular elevada;
  • Histórico familiar;
  • Idade avançada do paciente.

Pessoas da raça negra tem maior probabilidade de desenvolver o glaucoma primário de ângulo aberto, onde o aumento da pressão intraocular é progressivo e a perda da visão e do campo visual é constante, tipo mais comum da doença.

Principais sintomas do glaucoma

Os sintomas de glaucoma normalmente são percebidos pelo paciente quando a doença já se encontra em sua fase mais avançada, isto é, quando boa parte da visão periférica já está comprometida.

Com o avanço do glaucoma o campo visual do paciente vai se estreitando de forma progressiva, até que a visão se torne tubular. Onde o paciente só consegue enxergar na parte do meio do olho, como se estivesse vendo uma espécie de túnel.

Podemos destacar os seguintes sintomas:

  • Visão tubular;
  • Olhos vermelhos;
  • Olhos lacrimejando;
  • Sensibilidade a luz;
  • Dor nos olhos;
  • Dor de cabeça.

Diagnóstico do glaucoma

Visitas de rotina ao oftalmologista é extremamente importante para que o diagnóstico precoce do glaucoma seja realizado. Ao realizar a avaliação do paciente o médico deve medir a pressão intraocular por meio de exame de tonometria. Nos casos em que a pressão intraocular esteja acima do normal, exames mais detalhados devem ser realizados.

Normalmente a doença aparece com uma maior frequência a partir dos 40 anos, mas não existe uma regra, podendo aparecer em qualquer idade, dependendo da causa que provocou a pressão intraocular no paciente.

Tratamento do glaucoma

O tratamento do glaucoma tem como objetivo reduzir ou estabilizar a pressão intraocular. De forma a evitar danos das estruturas oculares, principalmente o nervo óptico.

Normalmente o tratamento de glaucoma é realizado por meio medicamentos, colírios. Nos casos em que o tratamento por medicamento não se mostra satisfatório, o tratamentos por laser podem ser indicamos, como trabeculoplastia ou iridectomia.

Cirurgia do glaucoma

Se mesmo após a realização do tratamento medicamentoso o paciente não apresentar melhora na pressão intraocular, se faz necessáriaa intervenção cirúrgica.

Apesar de a cirurgia não curar o glaucoma, ela cria um novo canal de drenagem que diminui a pressão intraocular e, assim, evita a piora do quadro.

Pessoas que se encontram no grupo de risco devem visitar regularmente o oftalmologista, possibilitando assim, diagnóstico precoce dessa e de outras doenças.

Especialistas em tratamento de glaucoma em Ponta Grossa

Com mais de 10 anos de experiencia em oftalmologia, o Instituto da Visão em Ponta Grossa (IVPG) é uma clínica especializada no diagnóstico e tratamento de doenças oculares. O Dr. Alessandro Soares Both é o médico diretor da clínica e possui vasta experiencia em DMRI.

A clínica fica localizada na Rua Nestor Guimarães, 111, edifício corporate center em Ponta Grossa – PR.

Agende seu atendimento

Fone: (42) 3229.0919
WhatsApp: (42) 9 9123.4330

 

 

 

 

Glaucoma tratamento em ponta grossa

Tratamento de Glaucoma e médico especialista em Ponta Grossa

Conteúdo