Atendimento de seg. a sex.
08h às 12h e das 14h às 18h
Fone:
(42) 3229.0919
Clinica IVPG em Ponta Grossa

Quais são os tratamentos para o Ceratocone?

O IVPG é sua escolha de confiança para cirurgias, exames e tratamentos oculares. Clique no botão do Whatsapp para mais informações.

O desenvolvimento tecnológico e o grande número de estudos sobre o Ceratocone fez com que aumentasse em número e complexidade as opções de tratamento. Confira abaixo algumas delas.

 

            Dando continuidade ao post publicado anteriormente aqui no blog, hoje trazemos algumas modalidades de tratamento para o Ceratocone. Num primeiro momento, é importante lembrar que as opções de tratamento que serão abordadas neste texto precisam ser tomadas enquanto informações sobre a patologia, e, não, como uma consulta. Por essa razão, a presença de um especialista é fundamental, desde o diagnóstico até o tratamento.

            Existem, basicamente, três maneiras de tratar o Ceratocone. Em casos de estágios mais leves, a alguns pacientes pode ser indicado apenas o uso de óculos. Também é possível, a partir do exame oftalmológico, adotar lentes de contato específicas para o tratamento, como as rígidas ou as tóricas. As lentes de contato tóricas são lentes com um formato específico, o qual difere das lentes normais que possuem uma superfície esférica, mas, no geral, as lentes de contato rígidas parecem fornecer a melhor visão aos pacientes com Ceratocone. No entanto, existem no mercado ainda as lentes gelatinosas e lentes esclerais, que também são apropriadas para esse fim.

            Em estágios que vão do moderado ao mais avançado, o procedimento cirúrgico é, por vezes, o mais aconselhado. Dentre os procedimentos possíveis, destacamos o Crosslinking e os anéis intraestromais ou Anel de Ferrara, que nada mais são do que anéis de acrílico implantados na córnea com a finalidade de remodelamento da mesma fazendo com que o aspecto curvo torne-se mais regular, ou seja, mais arredondado. Em relação ao Crosslinking, adiantamos que se trata da utilização de uma luz ultravioleta associada a um colírio que permitirá o fortalecimento das fibras de colágeno localizadas na córnea impedindo o processo de evolução e progressão do ceratocone. Porém, para mais detalhes sobre este procedimento, aguardem os próximos posts em que traremos mais informações a respeito desta modalidade de tratamento específica. Por ora, destacamos, ainda, como um último recurso a ser utilizado no tratamento do Ceratocone o transplante de córnea em casos mais avançados.

            No mais, é importante destacar que as opções a serem indicadas a cada paciente dependem exclusivamente dos exames realizados por um especialista, uma vez que cada caso é um caso. Felizmente, a disponibilidade de novas modalidades de tratamento transformou a maneira como lidamos com o Ceratocone, permitindo que os pacientes portadores dessa doença possam desfrutar de uma excelente qualidade visual quando tratada corretamente.

Consulte com um especialista, faça seu agendamento aqui!

CROSSLINKING SUDOESTE

Quais são os tratamentos para o Ceratocone?

Conteúdo