Quais são os tratamentos para o Ceratocone?

O desenvolvimento tecnológico e o grande número de estudos sobre o Ceratocone fez com que aumentasse em número e complexidade as opções de tratamento. Confira abaixo algumas delas.

 

            Dando continuidade ao post publicado anteriormente aqui no blog, hoje trazemos algumas modalidades de tratamento para o Ceratocone. Num primeiro momento, é importante lembrar que as opções de tratamento que serão abordadas neste texto precisam ser tomadas enquanto informações sobre a patologia, e, não, como uma consulta. Por essa razão, a presença de um especialista é fundamental, desde o diagnóstico até o tratamento.

            Existem, basicamente, três maneiras de tratar o Ceratocone. Em casos de estágios mais leves, a alguns pacientes pode ser indicado apenas o uso de óculos. Também é possível, a partir do exame oftalmológico, adotar lentes de contato específicas para o tratamento, como as rígidas ou as tóricas. As lentes de contato tóricas são lentes com um formato específico, o qual difere das lentes normais que possuem uma superfície esférica, mas, no geral, as lentes de contato rígidas parecem fornecer a melhor visão aos pacientes com Ceratocone. No entanto, existem no mercado ainda as lentes gelatinosas e lentes esclerais, que também são apropriadas para esse fim.

            Em estágios que vão do moderado ao mais avançado, o procedimento cirúrgico é, por vezes, o mais aconselhado. Dentre os procedimentos possíveis, destacamos o Crosslinking e os anéis intraestromais ou Anel de Ferrara, que nada mais são do que anéis de acrílico implantados na córnea com a finalidade de remodelamento da mesma fazendo com que o aspecto curvo torne-se mais regular, ou seja, mais arredondado. Em relação ao Crosslinking, adiantamos que se trata da utilização de uma luz ultravioleta associada a um colírio que permitirá o fortalecimento das fibras de colágeno localizadas na córnea impedindo o processo de evolução e progressão do ceratocone. Porém, para mais detalhes sobre este procedimento, aguardem os próximos posts em que traremos mais informações a respeito desta modalidade de tratamento específica. Por ora, destacamos, ainda, como um último recurso a ser utilizado no tratamento do Ceratocone o transplante de córnea em casos mais avançados.

            No mais, é importante destacar que as opções a serem indicadas a cada paciente dependem exclusivamente dos exames realizados por um especialista, uma vez que cada caso é um caso. Felizmente, a disponibilidade de novas modalidades de tratamento transformou a maneira como lidamos com o Ceratocone, permitindo que os pacientes portadores dessa doença possam desfrutar de uma excelente qualidade visual quando tratada corretamente.

Consulte com um especialista, faça seu agendamento aqui!

Comentários: