Atendimento de seg. a sex.
08h às 12h e das 14h às 18h
Fone:
(42) 3229.0919
Clinica IVPG em Ponta Grossa

CERATOCONE: o que é e como se manifesta.

O IVPG é sua escolha de confiança para cirurgias, exames e tratamentos oculares. Clique no botão do Whatsapp para mais informações.

Uma rara doença que requer atenção ou uma atenção rara que requer vigilância? Hoje falaremos sobre as causas e os sintomas do Ceratocone.

            O Ceratocone caracteriza-se por uma anomalia que atinge a parte protetora dos olhos: a córnea. Originalmente, a córnea possui um tecido fino e transparente em forma esférica o qual cobre toda a frente do globo ocular. Quando manifesto o Ceratocone, esse mesmo tecido afina-se e projeta-se para fora, modificando a estrutura da córnea e deixando-a com um formato aproximado de cone.  Seus primeiros sintomas podem ser observados já na puberdade ou início da adolescência, sendo importante destacar que, por se tratar de uma doença degenerativa, a anomalia pode progredir até a fase adulta, causando um grande desconforto e temor às pessoas que se encontram nesta condição e não buscam o tratamento adequado com profissionais capacitados.

desenho representativo de olho com ceratocone

                 Dentre os sintomas mais comuns associados ao Ceratocone encontram-se a visão distorcida ou borrada e a sensibilidade à luz, além da possibilidade do paciente apresentar diplopia (visão dupla) ou poliopia (visão múltipla). Como o Ceratocone impede a projeção de imagens nítidas na retina, essa doença também pode promover o desenvolvimento de um grau elevado de Astigmatismo e Miopia. Para que o oftalmologista responsável possa avaliar melhor cada caso e determinar o grau de evolução da doença, são necessários exames complementares, tais como a topografia de córnea para se obter uma descrição minuciosa desta, e a paquimetria cujo objetivo é medir a espessura corneana.

            Ainda não se sabe exatamente as causas que levam ao aparecimento do Ceratocone. Pesquisas sugerem, num primeiro momento, o fator hereditário, o que significa dizer que se você possui algum parente com esta condição, fique atento, pois as chances de você desenvolver Ceratocone tornam-se bem maiores. Há também indícios de que o hábito excessivo de coçar os olhos pode levar ao surgimento da doença. Portanto, pessoas com rinite alérgica, por exemplo, parecem estar mais propensas a apresentar os sintomas do Ceratocone e devem dobrar os cuidados com os olhos incluindo em suas rotinas medidas simples, como o uso de colírios lubrificantes ou a realização de compressas frias para aliviar a coceira.

            O que podemos afirmar com certeza é que a ida regular a um especialista é imprescindível uma vez que o diagnóstico precoce é fundamental para que se consiga controlar a progressão da doença e preservar a qualidade da visão. Ainda é importante dizer que o Ceratocone não leva à perda da visão, se tratado adequadamente. E, falando em tratamento, acompanhe nossos próximos posts em que mostraremos algumas medidas que podem ser tomadas por aqueles que já receberam o diagnóstico afirmativo do Ceratocone e estão tentando se situar no meio das opções disponíveis. Mas antes, lembre-se que as palavras-chave aqui são: converse com o seu oftalmologista!

 

close up of beautiful little girl brown eye_1139 1161

CERATOCONE: o que é e como se manifesta.

Conteúdo