Atendimento de seg. a sex.
08h às 12h e das 14h às 18h
Fone:
(42) 3229.0919
Clinica IVPG em Ponta Grossa

O que é Catarata e seus principais sintomas.

O IVPG é sua escolha de confiança para cirurgias, exames e tratamentos oculares. Clique no botão do Whatsapp para mais informações.

O que é catarata?

O cristalino é uma lente natural do olho humano que está localizado atrás da pupila. É ele quem colabora para formação da imagem na retina. Qualquer alteração na sua constituição afeta diretamente que um indivíduo tenha a sua visão nítida. A catarata é uma opacidade parcial ou total do cristalino.

A causa mais frequente da catarata é quando ocorre o envelhecimento natural do cristalino ao longo da vida. Existe o tipo de catarata mais rara, a qual chamamos de congênita, quando a pessoa já nasce portadora. Ainda existem algumas causas secundárias como o uso crônico de corticoide, doenças metabólicas, diabetes, entre outros.

Principais sintomas

Um dos principais sintomas de quem está com catarata é a pessoa enxergando com a visão embaçada ou como se existisse uma névoa diante dos olhos. Visão dupla, sensibilidade à luz ou imagens distorcidas também podem ser recorrentes do problema. Com o avanço da doença, a dificuldade apenas aumenta, passando a enxergar vultos e levando a cegueira.

Em outras palavras, a catarata se trata de uma perda visual progressiva tanto para perto quanto para longe. Além dos sintomas já citados, o paciente pode reclamar da perda de contraste das cores. Também é importante estar atento a situações como a troca frequente do grau dos óculos sem a melhora efetiva da qualidade de visão.

Como diagnosticar?

O único tratamento para catarata é o cirúrgico, portanto é fundamental que seu diagnóstico seja feito por um especialista. O médico oftalmologista não só é o mais capacitado para diagnosticar, mas também é o profissional que prosseguirá com o tratamento.

Se você está com alguns dos sintomas citados, pode rapidamente agendar online uma consulta clicando aqui.

post 03

O que é Catarata e seus principais sintomas.

Conteúdo